China iniciará construção de sua 1ª usina nuclear flutuante
A China está se preparando para, até o final de 2016, iniciar a construção de sua primeira usina nuclear flutuante em águas marinhas.
Segundo o cronograma, a usina começará a operar em 2019 com o objetivo de disponibilizar energia à projetos de prospecção de petróleo e gás, assim como ao desenvolvimento de ilhas e áreas remotas.
Atualmente a China possui 30 reatores nucleares em operação e 24 ainda em construção, todos eles em terra. Até então apenas a Rússia parecia dispor de tecnologia para estas usinas e, em 2012, o consórcio atômico russo, Rosatom, negociou uma colaboração com a China.
Ainda nesse ano a Rússia colocará em funcionamento a primeira usina nuclear flutuante da história, que abastecerá a região do Ártico e será capaz de se deslocar no mar e atracar em qualquer porto.
Deixe seu comentário
Quer participar da discussão?