Aneel vai propor parcelamento de débitos de hidrelétricas
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deverá colocar em audiência pública agora após o Carnaval uma proposta de parcelamento de débitos de hidrelétricas junto à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) que estavam suspensos por liminares, afirmou o diretor Tiago Correia à Reuters nesta quinta-feira.
Segundo o diretor, a ideia é que a audiência pública contemple “um leque de propostas, como mais de uma opção de prazo, talvez carência”. “Mas vai ter juros de mercado, não vai ser parcelamento sem juros”, disse.
O parcelamento, a princípio, contemplará todas usinas que aceitaram acordo proposto pelo governo federal para compensar parcialmente esses débitos, causados pela seca de 2015. As empresas haviam obtido liminares na Justiça, desde de maio passado, para evitar novas perdas com a seca nas liquidações mensais de contratos de energia realizadas pela CCEE.
O excesso de ações judiciais chegou a paralisar a realização das liquidações pela CCEE, o que levou o governo e a Aneel a negociaram um acordo para compensar parcialmente as perdas em troca da retirada das liminares. Com uma forte adesão ao acordo, a CCEE agendou a retomada das operações, o que obrigará as empresas a quitar os débitos pendentes de 2015.
Na semana passada, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, disse que cerca de 90 por cento das usinas, em termos de potência, aceitaram o acordo proposto pelo governo federal para compensar parcialmente as perdas de faturamento.
Fonte: Exame
Deixe seu comentário
Quer participar da discussão?